PROJETO: BRINQUEDOS ALTERNATIVOS
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Os brinquedos são objetos ou instrumentos utilizados para o ato de brincar, tornando-se parceiros da criança em suas brincadeiras, levando-a a ação, imaginação e criação.
Muitos dos brinquedos que encontramos na atualidade foram construídos a milhares de anos, servindo naquela época como instrumentos de guerra, como é o caso do arco e flecha, o estilingue, as trombetas, etc. Contudo, encontramos nos dias atuais brinquedos das mais diversas formas e funções que estimulam a crianças, sendo estes lúdicos e pedagógicos.
Sabendo da importância do brinquedo na formação da criança e também como contribuinte no processo ensino-aprendizagem, surge a preocupação em construir brinquedos alternativos que pudessem ser mais atrativos e de baixo custo. Sendo assim os alunos da 2ª e 3ª série, confeccionaram alguns brinquedos alternativos para serem utilizados por eles e demais colegas, nas aulas de educação física, e como alternativa de brincadeira, “ocupação” no inicio das aulas e intervalo.
TURMAS: 2ª e 3ª série.
OBJETIVO
Oportunizar as crianças a possibilidade de confeccionarem brinquedos alternativos, como uma forma de desenvolver a imaginação e criação, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular o ato de brincar com brinquedos simples;
- Proporcionar o desenvolvimento da sociabilidade e da afetividade;
- Sugerir novos desafios, através da construção de seu próprio brinquedo;
- Oportunizar situações para o desenvolvimento de habilidades criativas e expressivas;
- Estimular a coleta seletiva do lixo, e reutilizá-lo para algum fim.
METODOLOGIA
Participaram do projeto duas classes 2ª e 3ª séries do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos. Primeiramente foi realizada a coleta dos materiais necessários, como penas, sabugo, litros, tampinha de garrafa, arame, etc.
Antes da confecção dos mesmos, foi explanado para os alunos o porque do acontecimento do projeto, da importância dos brinquedos alternativos confeccionados com sucata e o histórico de cada brinquedo, no caso, peteca, vai-vem, campinho de futebol de prego, chocalho.
A construção dos brinquedos aconteceu durante as aulas de educação física, com auxílio da professora. Primeiramente cada turma confeccionou um brinquedo, 3ª série peteca, e 2ª série, vai-vem. Num segundo momento, foram construídos os outros brinquedos, juntamente com os alunos das referidas séries.
Depois de prontos, as crianças exploraram livremente os brinquedos confeccionados, e juntamente com elas foram elaboradas diversas brincadeiras com a utilização dos mesmos. Estes brinquedos ficarão na escola, como parte do material pedagógico para ser utilizado no decorrer de outros anos, não só nas aulas de educação física, como também em outros momentos que se fizerem úteis.
RESULTADOS E AVALIAÇÃO
A criação foi desde peteca, vaivém, campos de futebol de prego, chocalho, entre outros.
Após a confecção dos brinquedos estes foram apresentados às turmas, e colocados à disposição dos mesmos, inclusive no início, intervalo e fim da aula. Percebeu-se que os alunos sentiram-se motivados em confeccionar os brinquedos, para si e também para os demais colegas da escola.
Espera-se contribuir para o desenvolvimento de consciência ambiental sobre o lixo e para a valorização da atividade lúdica na escola, por meio da utilização de brinquedos e organização de espaços para brincar.
A grande ênfase do projeto está na valorização atribuída pela criança ao brincar com algo construído por ela própria e assim, o brincar toma nova dimensão: brincar, criar e desenvolver-se.
Após isto, em comemoração ao dia da criança, aconteceu na escola a oficina de sucata, onde os alunos confeccionaram diferentes brinquedos. Nestas oficinas aconteceu a integração de alunos do pré a 8ª série, que juntos criaram os brinquedos. Para que estas oficinas acontecessem também aconteceu à coleta de diferentes materiais recicláveis, distribuídos da seguinte forma: papel, vidro e plástico.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Os brinquedos são objetos ou instrumentos utilizados para o ato de brincar, tornando-se parceiros da criança em suas brincadeiras, levando-a a ação, imaginação e criação.
Muitos dos brinquedos que encontramos na atualidade foram construídos a milhares de anos, servindo naquela época como instrumentos de guerra, como é o caso do arco e flecha, o estilingue, as trombetas, etc. Contudo, encontramos nos dias atuais brinquedos das mais diversas formas e funções que estimulam a crianças, sendo estes lúdicos e pedagógicos.
Sabendo da importância do brinquedo na formação da criança e também como contribuinte no processo ensino-aprendizagem, surge a preocupação em construir brinquedos alternativos que pudessem ser mais atrativos e de baixo custo. Sendo assim os alunos da 2ª e 3ª série, confeccionaram alguns brinquedos alternativos para serem utilizados por eles e demais colegas, nas aulas de educação física, e como alternativa de brincadeira, “ocupação” no inicio das aulas e intervalo.
TURMAS: 2ª e 3ª série.
OBJETIVO
Oportunizar as crianças a possibilidade de confeccionarem brinquedos alternativos, como uma forma de desenvolver a imaginação e criação, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular o ato de brincar com brinquedos simples;
- Proporcionar o desenvolvimento da sociabilidade e da afetividade;
- Sugerir novos desafios, através da construção de seu próprio brinquedo;
- Oportunizar situações para o desenvolvimento de habilidades criativas e expressivas;
- Estimular a coleta seletiva do lixo, e reutilizá-lo para algum fim.
METODOLOGIA
Participaram do projeto duas classes 2ª e 3ª séries do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos. Primeiramente foi realizada a coleta dos materiais necessários, como penas, sabugo, litros, tampinha de garrafa, arame, etc.
Antes da confecção dos mesmos, foi explanado para os alunos o porque do acontecimento do projeto, da importância dos brinquedos alternativos confeccionados com sucata e o histórico de cada brinquedo, no caso, peteca, vai-vem, campinho de futebol de prego, chocalho.
A construção dos brinquedos aconteceu durante as aulas de educação física, com auxílio da professora. Primeiramente cada turma confeccionou um brinquedo, 3ª série peteca, e 2ª série, vai-vem. Num segundo momento, foram construídos os outros brinquedos, juntamente com os alunos das referidas séries.
Depois de prontos, as crianças exploraram livremente os brinquedos confeccionados, e juntamente com elas foram elaboradas diversas brincadeiras com a utilização dos mesmos. Estes brinquedos ficarão na escola, como parte do material pedagógico para ser utilizado no decorrer de outros anos, não só nas aulas de educação física, como também em outros momentos que se fizerem úteis.
RESULTADOS E AVALIAÇÃO
A criação foi desde peteca, vaivém, campos de futebol de prego, chocalho, entre outros.
Após a confecção dos brinquedos estes foram apresentados às turmas, e colocados à disposição dos mesmos, inclusive no início, intervalo e fim da aula. Percebeu-se que os alunos sentiram-se motivados em confeccionar os brinquedos, para si e também para os demais colegas da escola.
Espera-se contribuir para o desenvolvimento de consciência ambiental sobre o lixo e para a valorização da atividade lúdica na escola, por meio da utilização de brinquedos e organização de espaços para brincar.
A grande ênfase do projeto está na valorização atribuída pela criança ao brincar com algo construído por ela própria e assim, o brincar toma nova dimensão: brincar, criar e desenvolver-se.
Após isto, em comemoração ao dia da criança, aconteceu na escola a oficina de sucata, onde os alunos confeccionaram diferentes brinquedos. Nestas oficinas aconteceu a integração de alunos do pré a 8ª série, que juntos criaram os brinquedos. Para que estas oficinas acontecessem também aconteceu à coleta de diferentes materiais recicláveis, distribuídos da seguinte forma: papel, vidro e plástico.
4 comentários:
muito criativo sabe,porém naum faço questão nenhuma de ler!
mais o site parece ser muiito ,repletamente criativo!só li o começo mais gostei...o parabéns pra vc o nessa data querida o muita felicidade o muito anos(o melhor CÚ) de vida!rsrsrskakakaka
Adorei! boa matéria, exatamente o que eu estava procurando.
Adorei! boa matéria, exatamente o que eu estava procurando.
Postar um comentário