PROJETO GINÁSTICA GLOBAL.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Muitas vezes, o futebol é preferência dos alunos da 5ª e 6ª série, até então não á grandes problemas quanto a isso, o problema está quando estes esportes monopolizam as aulas de educação física, jogando para escanteio outras maneiras igualmente importantes de se exercitar o corpo. Como é o caso da ginástica global, que acabou sendo deixada de lado nos tempos de culto a bola. A ginástica geral favorece a participação de todos por não ser competitiva nem exigir grandes habilidades.
Do ponto de vista da saúde ela só traz benefícios, melhorando a capacidade cardiorespiratória, a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, força muscular, itens importantes para o desenvolvimento dos esportes coletivos.
É muito importante cuidar da saúde e do corpo, porém sem seguir estereótipos de corpos esguios e sarados. A competição também pode ser saudável, mas na escola temos o privilégio de inserirmos também outros tipos de atividades e jogos cooperativos, onde os alunos poderão aprender a respeitarem os seus limites e o de seus colegas, trabalhar em equipe, cooperar, usando a criatividade, ou seja, através da ludicidade. A ginástica global tem essa finalidade, todos podem e devem praticar, não importa a idade, altura, peso, flexibilidade. Ela tem o intuito de promover o lazer, a alegria, a interação entre as pessoas, movimentar-se tendo prazer ao mesmo tempo, proporcionando bem estar físico e mental.
O projeto justifica-se devido à necessidade de desenvolver certas habilidades nos alunos, como força, coordenação, equilíbrio, pular corda, entre outros, uma vez que estes só trazem benefícios aos educandos.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver aulas de ginástica, visando o desenvolvimento integral dos alunos, considerando aspectos físicos, cognitivos, social e psicológico do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Melhorar a coordenação motora, flexibilidade e o equilíbrio do corpo;
-Promover maior capacidade respiratória, resistência, força, e tônus muscular;
-Permitir aos alunos o conhecimento da ginástica no contexto escolar, como contribuinte para a prática de esportes que estes tanto apreciam;
-Desenvolver uma atividade prazerosa, não competitiva que possibilite a participação de todos.
METODOLOGIA
Participaram do projeto alunos de 5ª e 6ª séries, do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos. Primeiramente, foi explicado aos alunos a importância dessas aulas para o desenvolvimento físico, relacionando o esforço ao futuro desempenho em outras modalidades. Incluir entre os exercícios, os prediletos da turma, e quando possível utilização de música de fundo, bem agitada, com cds trazidos pelos próprios alunos.
Elaborou-se uma seqüência e esta foi repetida durante todo um bimestre por alguns minutos antes de demais atividades e alternado com outras modalidades. A seqüência constitui-se em andar em determinado espaço delimitado, com passadas laterais, correr determinada distância no menor tempo possível, arremessar uma bola à determinada distância e fazer certo número de abdominais, entre outros. Envolvendo dessa forma, os seguintes padrões flexão, força, equilíbrio, velocidade, condicionamento, alongamento, resistência, impulsão, coordenação, além da motivação e descontração durante a execução das mesmas.
Os exercícios foram de fácil aplicabilidade, por não exigirem grande número de materiais, sendo apenas necessário algumas cordas, colchonetes, bolas, aparelho de cd, trampolim.
Para tal foi elaborado uma seqüência de atividades em forma de circuito, onde os alunos foram distribuídos em número igual em cada estação, permanecendo em cada uma durante uns dois a três minutos, e cada vez que soava o apito estes trocavam de estação. Antes do início das atividades nas estações, foram realizados aquecimentos com leve corrida, passadas laterais, cruzadas.
A seqüência das atividades foi a seguinte: condicionamento e resistência (pular corda); velocidade (corrida de um cone até o outro), impulsão (trampolim e degrau), coordenação (trabalho com bola), flexão, força (abdominal), equilíbrio, alongamento.
RESULTADOS
Por ser da cultura dos alunos e estes terem as aulas de educação física apenas para jogar, no início estes reclamaram um pouco, alegando que estariam perdendo “aulas” de educação física. Porém, quando o projeto foi implantado estes apreciaram as atividades e as executaram sem grandes reclamações, pois perceberam que as atividades não tomavam todo o tempo das aulas e que era uma atividade lúdica diferenciada das outras. Também lhes foi alegado fortemente que estes precisavam melhorar o condicionamento físico, principalmente em relação coordenação e força.
Sendo assim, as atividades foram propostas pela professora e vivenciadas por todos os alunos de forma lúdica e integradora, conhecendo novos elementos da ginástica geral, que é uma atividade corporal completa, pois contribui no desenvolvimento humano nos seus aspectos motor, cognitivo, afetivo e social, requisitando diversas capacidades que servem de base para a prática de outros esportes e atividades.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Muitas vezes, o futebol é preferência dos alunos da 5ª e 6ª série, até então não á grandes problemas quanto a isso, o problema está quando estes esportes monopolizam as aulas de educação física, jogando para escanteio outras maneiras igualmente importantes de se exercitar o corpo. Como é o caso da ginástica global, que acabou sendo deixada de lado nos tempos de culto a bola. A ginástica geral favorece a participação de todos por não ser competitiva nem exigir grandes habilidades.
Do ponto de vista da saúde ela só traz benefícios, melhorando a capacidade cardiorespiratória, a coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, força muscular, itens importantes para o desenvolvimento dos esportes coletivos.
É muito importante cuidar da saúde e do corpo, porém sem seguir estereótipos de corpos esguios e sarados. A competição também pode ser saudável, mas na escola temos o privilégio de inserirmos também outros tipos de atividades e jogos cooperativos, onde os alunos poderão aprender a respeitarem os seus limites e o de seus colegas, trabalhar em equipe, cooperar, usando a criatividade, ou seja, através da ludicidade. A ginástica global tem essa finalidade, todos podem e devem praticar, não importa a idade, altura, peso, flexibilidade. Ela tem o intuito de promover o lazer, a alegria, a interação entre as pessoas, movimentar-se tendo prazer ao mesmo tempo, proporcionando bem estar físico e mental.
O projeto justifica-se devido à necessidade de desenvolver certas habilidades nos alunos, como força, coordenação, equilíbrio, pular corda, entre outros, uma vez que estes só trazem benefícios aos educandos.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver aulas de ginástica, visando o desenvolvimento integral dos alunos, considerando aspectos físicos, cognitivos, social e psicológico do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Melhorar a coordenação motora, flexibilidade e o equilíbrio do corpo;
-Promover maior capacidade respiratória, resistência, força, e tônus muscular;
-Permitir aos alunos o conhecimento da ginástica no contexto escolar, como contribuinte para a prática de esportes que estes tanto apreciam;
-Desenvolver uma atividade prazerosa, não competitiva que possibilite a participação de todos.
METODOLOGIA
Participaram do projeto alunos de 5ª e 6ª séries, do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Nereu de Oliveira Ramos. Primeiramente, foi explicado aos alunos a importância dessas aulas para o desenvolvimento físico, relacionando o esforço ao futuro desempenho em outras modalidades. Incluir entre os exercícios, os prediletos da turma, e quando possível utilização de música de fundo, bem agitada, com cds trazidos pelos próprios alunos.
Elaborou-se uma seqüência e esta foi repetida durante todo um bimestre por alguns minutos antes de demais atividades e alternado com outras modalidades. A seqüência constitui-se em andar em determinado espaço delimitado, com passadas laterais, correr determinada distância no menor tempo possível, arremessar uma bola à determinada distância e fazer certo número de abdominais, entre outros. Envolvendo dessa forma, os seguintes padrões flexão, força, equilíbrio, velocidade, condicionamento, alongamento, resistência, impulsão, coordenação, além da motivação e descontração durante a execução das mesmas.
Os exercícios foram de fácil aplicabilidade, por não exigirem grande número de materiais, sendo apenas necessário algumas cordas, colchonetes, bolas, aparelho de cd, trampolim.
Para tal foi elaborado uma seqüência de atividades em forma de circuito, onde os alunos foram distribuídos em número igual em cada estação, permanecendo em cada uma durante uns dois a três minutos, e cada vez que soava o apito estes trocavam de estação. Antes do início das atividades nas estações, foram realizados aquecimentos com leve corrida, passadas laterais, cruzadas.
A seqüência das atividades foi a seguinte: condicionamento e resistência (pular corda); velocidade (corrida de um cone até o outro), impulsão (trampolim e degrau), coordenação (trabalho com bola), flexão, força (abdominal), equilíbrio, alongamento.
RESULTADOS
Por ser da cultura dos alunos e estes terem as aulas de educação física apenas para jogar, no início estes reclamaram um pouco, alegando que estariam perdendo “aulas” de educação física. Porém, quando o projeto foi implantado estes apreciaram as atividades e as executaram sem grandes reclamações, pois perceberam que as atividades não tomavam todo o tempo das aulas e que era uma atividade lúdica diferenciada das outras. Também lhes foi alegado fortemente que estes precisavam melhorar o condicionamento físico, principalmente em relação coordenação e força.
Sendo assim, as atividades foram propostas pela professora e vivenciadas por todos os alunos de forma lúdica e integradora, conhecendo novos elementos da ginástica geral, que é uma atividade corporal completa, pois contribui no desenvolvimento humano nos seus aspectos motor, cognitivo, afetivo e social, requisitando diversas capacidades que servem de base para a prática de outros esportes e atividades.
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